
O projeto de pesquisa desenvolvido pelas pesquisadoras Karina Marques e Lívia Mendes, sob orientação do professor Ricardo Fiorotti, está sendo realizada no complexo de laboratórios Vila Reciclos da UFOP e utiliza de estratégias que incluem a orientação dos edifícios para otimizar a luz solar, a ventilação natural e o uso de materiais locais, construindo Edificações de Interesse Social (HIS) mais sustentáveis!
Para isso, os telhados vegetados da Vila foram construídos a fim de diminuir a temperatura do ambiente e aumentar a umidade do ar.
Podendo reduzir a carga térmica de resfriamento em até 70%.
O bloqueio parcial da radiação solar pela vegetação resulta em um maior atraso térmico e menor variação de temperatura.
Para o projeto de pesquisa a vegetação escolhida foi a grama amendoim, que em dias frios proporcionam aquecimento passivo e em contrapartida, em dias quentes, uma evapotranspiração mais intensa. Mas, é necessário avaliar a espécie mais adequada para cada zona climática e de preferência serem plantas nativas.
Assim, proporcionaria a essas edificações conforto térmico, reduzindo o consumo de energia e construiria HIS mais sustentáveis e eficientes termicamente.