Notícias

Aberto edital de seleção para Iniciação Científica 2021.1!

Abril 1, 2021

Aberta Seleção para Iniciação Científica do grupo de pesquisa Reciclos 2021/1, para alunos e alunas de graduação interessados em atuar no Laboratório de Materiais de Construção Civil.

No Grupo de Pesquisas RECICLOS/CNPq, o/a aluno/a terá contato com diversos aspectos do desenvolvimento tecnológico de materiais, tais como: caracterização física/química/mecânica/ambiental, composição de matrizes cimentícias, beneficiamento de resíduos, avaliação de resultados experimentais, análise de aplicação de materiais...

Read more about Aberto edital de seleção para Iniciação Científica 2021.1!

Pesquisa inovadora que testa conceito de “adição mineral reciclada engenheirada” em escória de aciaria e rejeitos

Março 31, 2021

A valorização de rejeitos como adições minerais está intimamente relacionada com a capacidade destas em melhorar o desempenho de uma matriz cimentícia ou substituir parcialmente o cimento Portland sem perda de performance. 

Acontece que processamentos simples como a moagem podem fazer toda a diferença e transformar um resíduo com desempenho modesto em uma adição de alta performance. 

Nesta pesquisa inovadora, o conceito de “adição mineral reciclada engenheirada...

Read more about Pesquisa inovadora que testa conceito de “adição mineral reciclada engenheirada” em escória de aciaria e rejeitos

Tripé da sustentabilidade: união sustentável entre sociedade, economia e meio ambiente

Março 29, 2021

O tripé da sustentabilidade é formado pelas 3 bases: pessoas, meio ambiente e economia. Idealizado na década de 90, a ideia é buscar soluções e resultados para cadeia produtiva a partir desses 3 pilares. Para seguir na direção da  sustentabilidade, é necessário alcançar resultados positivos em todas as bases.

...

Read more about Tripé da sustentabilidade: união sustentável entre sociedade, economia e meio ambiente

A importância da divulgação científica no país

Março 15, 2021

O acesso à ciência pode ser introduzido pela educação, a partir do ensino científico na matriz curricular básica, possuindo papel tão importante quanto seu contato em museus e exposições, por exemplo. Mas diante da difusão cada vez maior de internet para a população, a divulgação científica encontra mais um meio acessível de transmitir conhecimentos, sendo muitas vezes impulsionado pela imprensa, outro meio importante à disposição da sociedade. 

Ainda que a pesquisa científica seja produzida no meio acadêmico...

Read more about A importância da divulgação científica no país

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Fevereiro 11, 2021

Em 2015 o dia 11 de fevereiro foi escolhido pela ONU como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data tem como objetivo celebrar e incentivar a participação feminina no ambiente científico.

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres. É preciso que os estereótipos de gênero que ligam apenas o sexo masculino à ciência sejam quebrados todos os dias! Atualmente no grupo RECICLOS 58% dos...

Read more about Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
divulgação

Aberto edital de seleção PROPEC MAI/DAI para Mestrado e Doutorado - área de Materiais e Construção!

Fevereiro 10, 2021
Edital de seleção PROPEC MAI/DAI - Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação na Indústria - Área de Materiais e Construção está aberto às inscrições!

Os bolsistas de mestrado e doutorado aprovados terão a oportunidade trabalhar no Grupo Reciclos em projetos acadêmicos para inovação em parceria com as Empresas Rolth do Brasil, SULMINAS Mineração. Ao todo são 5 bolsas para mestrado e outras 2 para doutorado.

Não perca essa oportunidade e inscreva-se!

Para mais informações do edital acesse o site do... Read more about Aberto edital de seleção PROPEC MAI/DAI para Mestrado e Doutorado - área de Materiais e Construção!

Eficiência do concreto leve no preenchimento de tubos de aço de paredes finas em seções mistas

Fevereiro 2, 2021

O setor da construção busca constantemente novos sistemas construtivos mais baratos e mais rápidos e com menor geração de resíduos. Nesse sentido, o uso de pilares mistos preenchidos aumentou devido à sua execução rápida e limpa, e seu alta resistência mecânica, durabilidade e ductilidade. Estão lembrados que a aderência aço-concreto é fundamental para que ocorra a transferência de tensões nessas estruturas? Pois bem, nesse trabalho publicado avaliou-se a aderência natural que se manifestou entre os tubos de aço de parede fina preenchidos com três tipos de...

Read more about Eficiência do concreto leve no preenchimento de tubos de aço de paredes finas em seções mistas

Resíduos industriais como materiais cimentícios suplementares, entenda!

Dezembro 18, 2020

A substituição parcial do cimento Portland por materiais cimentícios suplementares de baixo impacto (SCM) é a medida mais eficaz entre as alternativas propostas pela literatura.

Nesse trabalho, a equipe do Grupo Reciclos CNPq, a qual o pesquisador José Maria faz parte, investigou a influência de superplastificantes à base de éter-policarboxilato (PCE) de baixa e alta carga nas propriedades de fluxo e cinética de hidratação de pastas de cimento Portland contendo oito adições minerais recicladas (...

Read more about Resíduos industriais como materiais cimentícios suplementares, entenda!

Cimento produzido a partir do uso de Rejeito de Barragem de Minério de Ferro e Resíduo de Lã de Vidro

Setembro 30, 2020

       Os aglomerantes são materiais de grande importância para construção civil. O cimento Portland é o aglomerante mais consumido no mundo, sendo o seu volume de consumo diretamente relacionado ao nível de desenvolvimento da infraestrutura de um país. Todavia, diversas pesquisas relacionam sua produção a baixa performance ambiental do concreto, elevado consumo de matéria-prima não renovável e considerável emissão de gases associados ao efeito estufa.

...

Read more about Cimento produzido a partir do uso de Rejeito de Barragem de Minério de Ferro e Resíduo de Lã de Vidro