Powder de Escória de Aciaria em Concreto de Alto Desempenho

Maio 6, 2019

Escória de aciaria é o subproduto do refino de ferro gusa em aciarias a oxigênio e do derretimento de sucatas de ferro e aço em aciarias elétricas. Seu depósito demanda grandes áreas e resulta em vários problemas ambientais sérios. Por isso, é necessário investir no reaproveitamento desse subproduto e a construção civil surge como consumidor potencial.

Escória de aciaria: (a) como recebida, (b) depois de triturada e (c) depois de moída (em powders) (ROSLAN, ISMAIL, et al., 2015).

O principal componente dos concretos da construção civil é o cimento Portland. Sua produção demanda grande consumo energético e de matéria-prima, tornando-o um material muito oneroso em aspectos ambientais. Tendo isso em vista, avaliamos na literatura a aplicabilidade de powders de escória de aciaria como adição em concretos de cimento Portland, mais especificamente, em concretos de alto desempenho. Essa é uma importante alternativa para reduzir a necessidade de utilização do cimento Portland, produzindo, assim, um concreto sustentável, menos agressivo ambientalmente.

Segundo alguns estudos avaliados, a adição de powder de escória de aciaria reduz o calor de hidratação e o tempo de pega. Embora sejam bons resultados, nem sempre essa redução é desejável. Pensando nisso, foram feitas pesquisas que verificaram que o aumento da temperatura de cura e a redução da granulometria do powder aceleram a ativação do mesmo, aumentando seu calor de hidratação.

Além disso, outros artigos analisados demonstraram que, quanto menor for a relação água/ligante, melhores serão as propriedades do concreto com powder de escória de aciaria. Foi comprovado também, através dos estudos, que é possível obter concretos com mais de 70MPa de resistência, mesmo com 45% de substituição de cimento Portland por powder de escória de aciaria.

Curing-Period
Resistência à compressão do concreto com diversas porcentagens de substituição do cimento por SL – Escória de Aciaria e SD – Lama de Aciaria (ROSLAN, ISMAIL, et al., 2015).

Através de todas essas análises, constatamos que é possível a produção de concreto de alto desempenho com powders de escória de aciaria, mas é necessário fazer um controle meticuloso de todo o processo, desde o processamento e moagem da escória, até a mistura dos materiais para produção do concreto.

Com isso, concluímos que o powder de escória de aciaria pode ser aplicado, preferencialmente, na produção de pré-moldados de concreto de alto desempenho. Os pré-moldados produzidos poderiam ser, por exemplo, vigas, pilares e lajes para pontes, viadutos e edifícios, paredes estruturais e tetrápodes.

Mathyas Calaes de Andrade Almeida – Powder de Escória de Aciaria em Concreto de Alto DesempenhoUniversidade Federal de Ouro Preto (Trabalho de Conclusão de Curso), 2017

Principais referências:

• ZHAO, J. et al. Self-cementitious property of steel slag powder blended with gypsum. Construction and Building Materials, 26 Março 2016. 835-842.
  • ROSLAN, N. H. et al. Performance of steel slag and steel sludge in concrete. Construction and Building Materials, 11 Dezembro 2015. 16-24.
  • XIAOLU, G.; HUISHENG, S.; KAI, W. Effects of Steel Slag Powder on Workability and Durability of Concrete. Journal of Wuhan University of Technology, 21 Janeiro 2014.