Entenda como usar resíduos siderúrgicos como solução sustentável para blocos pré-moldados, os PAVERS

Julho 2, 2020

DSC01568     Ao longo dos últimos anos, pesquisadores mostraram a viabilidade da aplicação de escória siderúrgica como agregado ou mistura em compósitos à base de cimento, ou como substituto de clínquer para o cimento Portland. Neste conteúdo, iremos mostrar a avaliação da produção de blocos pré-moldados (Pavers), cujos agregados convencionais foram substituídos, integralmente (miúdo e graúdo), por agregados de escória de aciaria. 

     Para atingir resultados mais coerentes com a realidade, o estudo utilizou escórias provenientes de dois processos:

  1. Blast Oxygen Furnace, que utiliza o conversor a oxigênio;
  2. Eletric Arc Furnace, que utiliza o forno de arco elétrico. 

     O objetivo desta pesquisa foi promover o uso da escória de aciaria como agregado para compósitos à base de cimento, viabilizando uma alternativa sustentável para a obtenção de agregados, além de reduzir o custo e o impacto ambiental do descarte desse resíduo. 

     Os blocos produzidos com ambas as escórias utilizadas, apresentaram desempenho semelhante aos produzidos com agregados naturais, em relação à resistência mecânica. Todas as misturas propostas atingiram uma resistência à compressão acima de 35 MPa portanto, são adequadas para uso como pavimentação de veículos comerciais. A alta resistência obtida, sugere menor desgaste superficial e, consequentemente, menor absorção de água e porosidade, que contribui para o escoamento e diminui a sobrecarga dos cursos de água em situações de chuva.

                                 DSC01548

     Há também um custo financeiro e impacto ambiental muito mais baixos. As análises ambientais realizadas para os Pavers produzidos com escória, confirmaram sua viabilidade ambiental, sendo caracterizados a partir da NBR 10004 como Classe II-A: não inertes e não perigosos. Portanto, o uso da escória de aciaria como agregado para blocos de concreto reduz a exploração de agregados naturais, reduz o volume dos depósitos de escória, colabora com o desenvolvimento sustentável das cidades, e geralmente, representa uma grande redução dos impactos sociais e ambientais de todas as atividades relacionadas.

Este conteúdo mostra um pouco do nosso trabalho e como o uso da escória de aciaria é uma solução sustentável. Para estudos mais aprofundados ou para adotar em sua pesquisa, por gentileza cite o artigo original:

Silva, M. J., Souza, B. P., Mendes, J. C., Brigolini, G. J., Silva, S. N., e Peixoto, R. A. F. (2016). Feasibility Study of Steel Slag Aggregates in Precast Concrete Pavers. ACI Materials Journal (39), pag. 439-446.

Ele está disponível em: 

https://www.concrete.org/publications/internationalconcreteabstractsport...