Resíduos industriais como materiais cimentícios suplementares, entenda!

Dezembro 18, 2020

A substituição parcial do cimento Portland por materiais cimentícios suplementares de baixo impacto (SCM) é a medida mais eficaz entre as alternativas propostas pela literatura.

Nesse trabalho, a equipe do Grupo Reciclos CNPq, a qual o pesquisador José Maria faz parte, investigou a influência de superplastificantes à base de éter-policarboxilato (PCE) de baixa e alta carga nas propriedades de fluxo e cinética de hidratação de pastas de cimento Portland contendo oito adições minerais recicladas (ERMAs) com diferentes tamanhos de partículas obtidos a partir de escória de aço (forno de oxigênio), rejeitos de minério de ferro, rejeitos da mineração de quartzo e rejeitos da mineração de quartzito.

As amostras de escória de aço e de rejeitos de mineração de quartzo foram submetidas a um processo de cominuição preliminar compreendendo a britagem em um britador de mandíbulas de laboratório. As amostras passaram pelo processo de moagem em um moinho de bolas horizontal de laboratório e um moinho de bolas planetário de alta eficiência.

Os resultados mostraram que o PCE de alta carga e as adições minerais recicladas mais finas produziram misturas mais estáveis. As adições minerais recicladas mais grosseiros aumentaram a fluidez e retardaram a hidratação em comparação com os mais finos. Os pós de escória de aço apresentaram os efeitos plastificantes mais significativos, mas também os maiores atrasos de pega e tendência de segregação. Os pós ultrafinos ricos em quartzo reduziram os atrasos de pega causados ​​pelos superplastificantes. 

Em resumo, ambos os superplastificantes foram eficazes em melhorar as propriedades de fluxo, mas o PCE de alta carga foi eficaz na prevenção da segregação em pastas contendo aditivos minerais reciclados mais grossos e pesados ​​que o cimento.

Esse artigo é apenas uma resenha. Para estudos mais aprofundados e para adotar em seu trabalho, por gentileza cite o artigo original:

DE CARVALHO, José Maria Franco et al. Influence of high-charge and low-charge PCE-based superplasticizers on Portland cement pastes containing particle-size designed recycled mineral admixtures. Journal of Building Engineering, p. 101515, 2020.

Ele está disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352710220302795

E os agradecimentos à CAPES, FAPEMIG, CNPq, PROPP/UFOP, UFOP e UFV.