Pré-moldados ecoeficientes de rejeito de barragem de minério de ferro

Abril 4, 2020

por Laís Costa e Juliana Natalli

RBMF naturalMinas Gerais possui 191 barragens com rejeito da mineração do ferro, com diferentes alturas, volumes e construções a única constante é a certeza da necessidade de soluções alternativas para esse rejeito. Soluções mais seguras e ambientalmente corretas.

Por esse motivo, o rejeito de barragem de minério de ferro (RBMF) já vem sendo estudado quanto sua utilização em argamassas, concretos, tinta, ladrilhos e elementos pré-moldados. Pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa Reciclos e outros laboratórios indicam o potencial técnico, ambiental e econômico do RBMF como matéria-prima para todos esses produtos.

Uma solução que se destaca é a fabricação de pré-moldados para alvenaria estrutural e pavimentação (famosos pavers) que tem como matéria prima o cimento Portland, brita e o RBMF em substituição a areia natural em até 100%. Os blocos de RBMF atestaram positivamente a todos os quesitos de teste da NBR 6136:2016, apresentam adequada resistência mecânica e são estáveis à variação dimensional, indicando viabilidade para construções.

Livia Ferreira

 

paver rbmfQuanto aos pavers, possuem menor taxa de porosidade e de absorção de água comparado ao convencional, o que sugere maior durabilidade. Além disso, esses blocos para pavimentação atendem aos requisitos mínimos da NBR 9781:2013 para a utilização em vias de tráfego pesado e convencional. O RBMF ainda pode ser utilizado para fabricação de canaletas, meios-fio e mourões para cercas.

 

paver fabricaçãoO grupo Reciclos produziu blocos e pavers de RBMF em uma planta certificada (ABCP) e possui a iniciativa da Vila Sustentável, que está em andamento para aplicação de blocos de alvenaria e pavimentação com RBMF, como modelo para empreendimentos construtivos eco-eficientes.