Uso do rejeito da barragem de mineração na produção de blocos intertravados - PAVERS

Agosto 27, 2020

    Blocos intertravados para pavimentação, também conhecidos como pavers, são peça pré-moldadas de concreto travadas por contenção lateral e pelo atrito entre as peças. Esse tipo de piso pode ser visto em calçadas, ciclovias, ruas e etc. Como qualquer pavimento, os pavers devem ser dimensionados para suportar as solicitações provocadas pelo tráfego, protegendo as camadas da infraestrutura rodoviária.

                                             Brasília Paver - Assentamento de Pavimentos intertravados e ...

Figura 1 - Via pavimentada com pavers de concreto (Fonte: Brasil Paver)

         Os pavers de concreto são compostos entre 70-80% do seu volume por agregados. A extração da areia de rio utilizada como agregado miúdo modifica o leito do rio, contamina e aumenta a turbidez da água, além de impactar na fauna e flora da região. Em 2015 o consumo mundial de agregados pela construção civil foi 45 bilhões de toneladas, existindo uma demanda por soluções alternativas. Por outro lado, temos os problemas relacionados a gestão de rejeitos da mineração do ferro. Nos últimos anos foram registrados vários acidentes com barragens de rejeitos, com impactos ambientais e perdas de vida.

        Assim, nessa pesquisa foi avaliado o potencial de utilização de rejeitos de barragem de minério de ferro em substituição ao agregado miúdo, nos teores de 10%, 20% e 80%. Os pavers estudados foram fabricados em uma planta para produção industrializada de peças pré-moldadas de concreto em vibro-prensa com desmolde automático.

        Em laboratório os pavers fabricados com rejeito de barragem de minério de ferro (RBMF) foram avaliados quanto suas características físicas e mecânicas. Os pavers produzidos com RBMF apresentaram uma diminuição dos poros mínima de 25%. A porosidade é um parâmetro diretamente relacionado com a durabilidade, assim os pavers de RBMF são considerados mais duráveis visto que há menor possibilidade de percolação de agentes agressivos ao concreto.

                                             

 Figura 2 - Fabricação dos pavers de rejeito de barragem de minério de ferro

        Com relação ao desempenho mecânico, todos os pavers produzidos com RBMF atenderam as condições de projeto. Todos os pavers de RBMF analisados são aplicáveis a estradas com tráfego leve a intenso, de acordo com a NBR 9781:2013. As misturas com 10 e 20% de RBMF também podem ser utilizadas em estradas para tráfego especial ou sujeitas a forte abrasão, quando submetidas a um maior período de cura. Destaca-se que os pavers produzidos com 10 e 20% de RBMF apresentaram uma redução na abrasão de até 33%, enquanto o paver com 80% de substituição de agregado miúdo por RBMF apresentou resultados similares ao paver de referência. 

        Assim, destacamos que o rejeito de barragem de minério de ferro é um material não-perigoso e sua utilização não apresenta nenhum risco ambiental. Por essa pesquisa é possível observar que o RBMF é uma alternativa tecnicamente viável aos agregados miúdos convencionais na produção de pavers de concreto tendo atendido a todos os requisitos normativos e com comportamento similar aos pavers convencionais.

                                           

 Figura 3 - Paver produzido com rejeito de barragem de minério de ferro

       As discussões apresentadas aqui são apenas uma resenha de estudos mais aprofundados, para mais informações e citações observe o artigo original.