Rejeito de barragem de minério de ferro na produção de ladrilhos hidráulicos

Setembro 24, 2020

O Brasil é atualmente um dos líderes mundiais em exploração de recursos minerais. Bilhões de toneladas de minérios de metal são extraídos no país todos os anos, e milhões de toneladas de rejeitos e resíduos são dispostos, principalmente, em barragens de rejeitos.

Tecnologias de gerenciamento de resíduos que oferecem melhor desempenho ambiental e social devem ser adotadas, incluindo oportunidades de reaproveitamento de rejeitos. Muitos estudos vêm sendo desenvolvidos aplicando os rejeitos de barragem de minério de ferro (RBMF) como substituição de agregados miúdos em matrizes cimentícias.

Em 2018, uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Reciclos utilizou o RBMF para a produção de ladrilhos hidráulicos. Esse material é composto por duas camadas; a camada de desgaste que fornece resistência a abrasão, cor e brilho ao ladrilho é composta por pigmento, cimento branco e mármore moído ou areia fina, a segunda, chamada camada de base, confere resistência mecânica ao material e é composta por uma argamassa de cimento Portland. Nesse trabalho, o RBMF foi utilizado como substituição do pigmento e do agregado miúdo da argamassa.

                          fotooficial2.png

 

A finura do RBMF permite que ele seja usado como pigmento e enchimento na camada de cor, reduzindo os poros e melhorando seu aspecto estético. Além disso, ampla variedade de tons e design de superfície foram desenvolvidas utilizando as esse rejeito como pigmento. De acordo com a norma brasileira NBR 9457, agregados para ladrilhos hidráulicos podem ser natural, industrial ou reciclado. Portanto, o uso e IOT como agregado reciclado está dentro do prescrições do padrão.

                 paleta.PNG

                         d.PNG

 

Em relação a viabilidade ambiental, O RBMF foi classificado como classe II-A segundo a norma NBR 10004, assim, ele é considerado um material não perigoso e não inerte. Além disso, para comprovar a aplicabilidade desse produto, foi utilizado um mapa de empatia, onde foi feita uma análise de valor emocional, social e ambiental entre pessoas e produtos, mostrando que além da viabilidade técnica, esse material incorpora valores intangíveis, como a ideologia ambiental e a expressão social.

As discussões apresentadas aqui são apenas uma resenha de estudos mais aprofundados. Para mais informações, acesse o artigo original.