Eficiência do concreto leve no preenchimento de tubos de aço de paredes finas em seções mistas

Fevereiro 2, 2021

O setor da construção busca constantemente novos sistemas construtivos mais baratos e mais rápidos e com menor geração de resíduos. Nesse sentido, o uso de pilares mistos preenchidos aumentou devido à sua execução rápida e limpa, e seu alta resistência mecânica, durabilidade e ductilidade. Estão lembrados que a aderência aço-concreto é fundamental para que ocorra a transferência de tensões nessas estruturas? Pois bem, nesse trabalho publicado avaliou-se a aderência natural que se manifestou entre os tubos de aço de parede fina preenchidos com três tipos de concreto: (1) convencional; (2) leve e (3) leve com aditivo expansor.

A quantidade de concreto aderido à interface da seção foi avaliada por uma nova metodologia usando recurso visual. Para isso, foi realizado um corte lateral na meia-altura das paredes dos tubos e as amostras foram submetidas à microscopia. Posteriormente, essas fotos foram transformadas em preto e branco por software e os pixels brancos, que representam o concreto aderido, foram quantificados por algoritmos.

Com essa análise é possível entender a contribuição do tipo de concreto na interação aço-concreto de seções mistas!

Ficou curioso sobre essa metodologia e quer saber qual foi o tipo de concreto que apresentou o melhor desempenho? Leia o artigo aqui, ou entre em contato com a gente, ficaremos satisfeitos em enviar o pdf!