Comportamento Mecânico de Blocos e PAVERS

Agosto 18, 2020

      Mais um resultado notável do Grupo RECICLOS: Nesse trabalho, a equipe do Grupo Reciclos CNPq, no qual o pesquisador Rafael faz parte, avaliou experimentalmente e numericamente a aplicabilidade dos blocos de escória (BE) em sistemas de Alvenaria Estrutural. É importante ressaltar que os BE’s utilizam a escória de aciaria em substituição integral dos agregados naturais em sua composição.

       

(a). Resistência a Compressão média (b). Resistência Característica dos primas

Figura 01 - Resultado da análise mecânica realizada com os blocos (AE 06 – Classificação do bloco segundo a NBR 6136-1994).

     Conforme nota-se na Figura 01, experimentalmente os blocos e prismas de escória apresentaram desempenho mecânico superior aos blocos e primas convencionais. Tais dados, foram os primeiros indícios que justificaram o uso dos BE em sistemas Autoportantes, pois elementos de elevada resistência mecânica à compressão é vantajosa para tais estruturas.

    No que diz respeito às matrizes cimentícias, figura 02, os BE’s apresentaram uma estrutura mais homogênea se comparada aos BN’s. Essa característica justifica o melhor desempenho mecânico do BE, pois estruturas íntegras resultam em caminhos propícios de dissipação de tensões.

                                  

(a)                                                            (b)

Figura 02 - (a) Matriz BN e (b) Matriz BE

    Já quanto às análises numéricas, conduzidas nas amostras de blocos, apresentaram boa aproximação se comparadas com os ensaios experimentais, conforme figura 03. Além disso, os resultados numéricos corroboraram para justificar a aplicação dos blocos em estruturas Autoportantes uma vez que mecanicamente BE e BN se comportam de forma semelhante.

                       

Figura 03 – Comparativo entre os resultados experimental e numérico.

   Por fim, o modelo numérico, calibrado, apresentou bons resultados na previsão do comportamento dos prismas. Através dele foi possível identificar pontos de concentração de tensões e justificar determinados modos de ruptura para os elementos.

                                                   

Figura 84 – Ruptura do elemento prisma de escória associado ao seu modelo numérico.

      Esse trabalho visa complementar a literatura e incentivar diversos outros relacionados ao uso de materiais alternativos em sistemas construtivos de grande aplicabilidade na construção civil como a Alvenaria Estrutural. É possível encontrar alternativas de baixo impacto ambiental e ainda incorporar as construções novos materiais, muitas vezes, de melhor desempenho do que os utilizados recorrentemente.