NOTÍCIAS / UFOP desenvolve novo processo para tratamento de rejeito mineral sem utilização de água

Publicada em 12 de Novembro de 2015 às 13:44

Clipping - UFOP

Pesquisas realizadas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) indicam novas alternativas às barragens de rejeitos de mineração. Resultados obtidos de trabalhos realizadas pelo Grupo de Pesquisas RECICLOS-CNPq, apontam para alternativas que poderiam contribuir para a minimização dos impactos ambientais bem como redução dos riscos potenciais das barragens de rejeito de minério de ferro.

Esses rejeitos brutos (retirados diretamente das barragens) poderiam ser aplicados como materiais para infraestrutura urbana e rodoviária ou mesmo como materiais de construção civil. Uma nova rota para separação de minérios a seco foi recentemente proposta pelo grupo. A adição destas novas tecnologias reduziria significativamente os volumes das barragens utilizadas atualmente pela atividade mineradora.

A partir da rota de separação proposta, em processo de registro de propriedade intelectual, seria possível transformar esses rejeitos em matérias-primas para mineração e também para a construção civil.

Na visão dos pesquisadores, a associação de processos industriais mais eficientes e a reciclagem destes rejeitos poderiam convergir para um panorama rejeito-zero.

O Grupo de Pesquisas RECICLOS-CNPq é coordenado pelo Prof. Ricardo Fiorotti, do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFOP, e conta atualmente com pesquisadores da UFOP e externos, colaboradores externos, alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

 Confira na aba Publicações alguns dos artigos do grupo a respeito de reutilização de Rejeitos de Barragem de Minério de Ferro!

Home| Laboratório| Equipe| Linhas de Pesquisa| Publicações| Atividades| Parceiros| Contato


© Copyright 2013. Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos