O Laboratório

O Laboratório de Materiais de Construção Civil (lmc²) é um laboratório de pesquisas, que prioriza ações de fomento a pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico e industrial. Toda estrutura do laboratório atende às demandas de formação de alunos de graduação dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Ciência da Computação dentre outros; e de pós-graduação dos programas PROPEC e REDEMAT.

O lmc²/UFOP conta com modernos equipamentos para caracterização de materiais de construção civil, adquiridos por meio de projetos de pesquisa a partir de 2010, fomentados por agências como FAPEMIG, CNPq e CAPES. Além destas, também captamos recursos em forma de parcerias em pesquisa e desenvolvimento com empresas do setor privado.

As parcerias em pesquisa estendem-se a trabalhos em colaboração com pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa da região sudeste. Os custos destas análises são sempre subsidiados ou custeados pelo lmc².

 As análises realizadas pelo lmc²/UFOP são realizadas pelos próprios alunos interessados e acompanhadas pelos professores orientadores. O aluno necessariamente tem que participar da preparação das amostras e acompanhar a rotina analítica do laboratório. O aluno e o professor orientador são os únicos responsáveis pela interpretação dos dados e utilização dos resultados nas pesquisas ou no ensino.

Os resultados analíticos obtidos do lmc²/UFOP servem como material a trabalhos de graduação (IC, TCC) e pós-graduação (mestrado, doutorado), e para pesquisa de professores/pesquisadores em revistas técnico-científicas. Inúmeros trabalhos científicos como publicações nacionais e internacionais, mestrados, doutorados e pós-doutorados utilizam-se de realizados e dados produzidos pelo lmc²/UFOP.

Home| Laboratório| Equipe| Linhas de Pesquisa| Publicações| Atividades| Parceiros| Contato


© Copyright 2013. Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos